Resenha: "Assassinato no Expresso do Oriente" - Agatha Christie

28 janeiro 2020

  Olá, gatinhas e gatinhos!
  Hoje a resenha é do livro da rainha do crime, Agatha Christie, o primeiro livro que leio da escritora.
 Será que eu gostei? Venha conferir!


Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie



livro/ romance policial/ mistério/ crime /adaptação cinematográfica




Título original: Murder on the Orient Express
Gênero: Romance Policial
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 189


Assassinato no Expresso do Oriente foi publicado originalmente em 1934.

Sinopse 

É perto da meia-noite quando a neve acumulada sobre os trilhos interrompe a jornada do Expresso Oriente, o mais famoso e luxuoso trem de passageiros do mundo, que liga a Ásia à Europa. A bordo, milionários, aristocratas, empregados – e um assassino. Porém, no mesmo vagão encontra-se ninguém menos que Hercule Poirot. Caberá ao meticuloso detetive investigar todos os passageiros e descobrir a identidade do ousado criminoso. Christie propõe um fascinante enredo nos moldes do clássico subgênero do “locked room” (“mistério do quarto fechado”), em que o crime ocorre num local isolado, e a suspeita recai sobre todos os presentes. Publicado em 1934, o romance foi levado com estrondoso sucesso ao cinema pelo diretor Sidney Lumet em 1974, com Albert Finney, Lauren Bacall, Sean Connery, Jacqueline Bisset e Ingrid Bergman no elenco – até hoje uma das mais aclamadas adaptações jamais feitas de um clássico da literatura de mistério.



Resenha



  Hercule Poirot, é um detetive belga aposentado, que foi chamado com urgência e está a caminho de Londres. Parecia ser fácil chegar lá, mas o trem, por algum motivo estranho, está lotado nesta época do ano, o que não costuma acontecer. 


 Uns dos passageiros do trem procura Poirot, dizendo que estava correndo risco de morte. Poirot recusa ajudá-lo, sendo bem sincero, dizendo que não gostou da cara de Ratchett. No outro dia, quando amanhece, Ratchett estava morto,  fora esfaqueado 14 vezes com diferentes perfurações.
Poirot, usa as células cinzentas e acaba descobrindo que Ratchett na verdade tinha outro nome, e sua verdadeira identidade era de um assassino, responsável por crimes brutais.
   
Poirot começa sua investigação, colhendo provas, e interrogando os passageiros e funcionários da companhia.  



 O livro é dividido em três 
partes: O Fatos, Os testemunhos e Hercule Poirot pára para pensar. 



 Não dei muitos detalhes sobre o enredo, pois quanto menos o leitor saber, mais irá se surpreender. E também, se o leitor for esperto, ele irá conseguir descobrir quem é o assassino, assim o final seria uma decepção. Não é maravilhoso ler um livro empolgante, que você surpreende do começo ao fim?!



O que achei do livro

  Sabe aquele livro que te prende desde a primeira página? "Assassinato no Expresso Oriente", foi assim comigo. Achei incrível a narrativa, a forma que a história foi se desenvolvendo, pois no início parecia que seria simples desvendar o mistério, mas a escritora conseguiu transformar a resolução em algo fantástico e complexo, isto que chama mais atenção no livro: a forma como o mistério vai se desenvolvendo. 

 Havia momentos que eu gostaria poder entrar na história e ajudar o detetive Hercule Poirot. Parecia que ficava cada vez mais impossível desvendar quem era o assassino, pois sempre vai surgindo novas perguntas, um detalhe aqui, outro ali, alguém que está mentindo. 

  A forma como a escritora descreve cada personagem é incrível, pois é bem detalhada, e não é feita somente da aparência física, mas também Poirot dá detalhes do que se passa na cabeça de cada um. 

     Um erro no livro foi não terem traduzido ou colocado notas de rodapé nas falas em francês, algumas dá até para entender o contexto, mas em outras é difícil. O livro também apresenta alguns erros de tradução e revisão, porém é apenas nisso que ficou a falha. 

   O livro me deixou com vontade de ler os outros da escritora, e também me despertou um encantamento por este gênero literário. 

  Peguei o livro na biblioteca da minha cidade, por isto ele está com tantas marcas de uso, com certeza passou por muitos leitores.  






  Já leram este livro, o que acharam? 
 Qual livro da Agatha vocês me recomendam? 

Beijos e até a próxima! 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Copyright Gatinha dos Livros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: CRIATIVO DESIGNER.
imagem-logo