Resenha "Coronel Tõe Bertolino" - João Leles Martins

23 janeiro 2017

 Olá gatinhas e gatinhos! 
 Hoje vamos falar do livro Coronel Tõe Bertolino, do escritor João Leles Martins. O primeiro romance do escritor e é um romance espírita.  São três livros em um volume único. 

Coronel Tõe Bertolino - João Leles Martins



romance espírita, livro nacional, escritor brasileiro, escravidão, joão leles martins, livro juvenil, chiado editora





SINOPSE


Tudo era difícil... Um século de desbravadores e de descobertas territoriais... O protagonista recebe importante missão do rei, em terras longínquas e parte, cheio de esperanças e nutrindo declarado desejo de enriquecer. O destino é o Brasil, nu e cru, cuja maior parte continental era dominada por imensas florestas e seus nativos. Mas, mesmo diante de toda sorte de dificuldades, Coronel Tõe não desanima e, com trabalhadores trazidos do continente africano, iniciaram as tarefas determinadas pelo rei. Autoritário e quase desumano ele exige sempre mais e mais daqueles homens quase incansáveis. Dominados pelo temor da ira dos homens. Muitos acontecimentos e aprendizados permeiam estas páginas a respeito da espiritualidade sempre presente em nossas vidas.




DADOS
título: CORONEL TOE BERTOLINO
isbn: 9789895179732
páginas: 84
ano de edição: 2016


      Livro 1 - Desmatando e adquirindo débitos


         Coronel Tõe Bertolino, é mandado pelo rei de Portugal, no ano de 1.666 para desmatar e assim plantar cana-de-açúcar. Tõe era um homem muito ganancioso e não podia ver os escravos descansando que logo os faziam trabalhar. Um homem mais fraco não resistiu ao trabalho e desmaiou, Coronel Tõe imediatamente começou a gritar e mandou que amarrassem o homem ao tronco, assim golpeou com várias chicotadas. Sua mãe o alertava sobre sua ganância, mas Tõe só pensava em desmatar para plantar cana-de-açúcar e assim ficar rico.       Tõe Bertolino, havia uma paixão por uma escrava chamada Cotinha, com quem sempre sonhava. Certo dia Tõe viu que um escravo observava Cotinha tomando banho. Tomado pela ira, Tõe leva o escravo Manezinho para o tronco e o golpeia com várias chibatadas, os golpes foram tão fortes que deixou Manezinho cego.     A mãe de Tõe vendo que cada vez ele estava distanciando de seus ensinamentos,  adoeceu de desgosto e desencarnou. A partir daí o Coronel  começa a repensar sobre sua vida e aos poucos foi se tornando uma pessoa melhor. Porém isto não foi por muito tempo, pois ocorreram coisas ruins com sua amada, e assim Tõe voltou a ser uma pessoa má.     O resultado final foi que ele desencarnou cheio de débitos. 


     Livro 2 - Reconhecendo Erros e Ressarcindo débitos 


        Em 1.777, nasce Patrícia, uma linda menina filha de escravos. Logo ao nascer a mãe da menina vê que esta não iria poder enxergar, a mãe sabia que havia algum motivo para Deus querer sua filha assim, então pediu para que Deus força.   Patrícia foi crescendo sem poder enxergar, mas mesmo assim brincava feliz. O dono Benedito Lustrosa,  não gostava de Patrícia, desde o primeiro dia que a viu.   Tendo sua mãe e avó desencarnado, Patrícia não tinha mais ninguém para alimentá-la, e o seu senhor não queria que ninguém cuidasse dela.    Patrícia foi socorrida e foi para o hospital para ser cuidada. Passou a trabalhar no hospital ajudando os enfermos e assim ressarcindo seus débitos. 
Lembra do escravo que Tõe Bertolino deixou cego ? Nesta vida eles invertem, Tõe Bertolino na outra vida agora é Patrícia e  Manezinho agora é Benedito Lustrosa. 


   Para ressarcir os débitos do espírito, Tõe Bertolino se encarna mais vezes. Como Ricardo, um escravo que cumpria fielmente as ordens de seu senhor e foi conquistando confiança e admiração, amenizando seus débitos. 
   Teve mais uma encarnação, agora com José Bento, um senhor bondoso, acolhia todos os escravos que estavam livres e que não tinham para onde ir, ensinava o Cristianismo e tratava todos com muito carinho junto com Pai Tómas. 



      Livro 3 - Progredindo Sempre - Plantando e Ressarcindo débitos


Nesta vida Tõe Bertolino nasce como Arlindo, filho de pessoas muito humildes, que desde o começo queriam ensinar o filho a cuidar da Natureza. Com a ajuda de Melissa (Cotinha da outra encarnação), eles seguem firme na missão de plantar, proteger e cuidar da Natureza.   O trabalho dos dois se torna tão importante que com a ajuda do Governo do Estado e de um grupo de escoteiros, transformaram aquela área em Parque Ambiental.

 


O que achei do livro: 

   Como todos os livros do escritor João Leles Martins são maravilhosos, este não podia ser diferente. O livro traz muitas lições de espiritualidade e reflexões. O livro é bem resumido, curto, mas todas as estórias tem ligações entre si e o comentário do escritor para mais nos ajudar.  Além de frases lindas e inspiradoras, ensinamentos e reflexões do Mestre Jesus. 
               No final do livro há um texto "A Terra está doente?", nele o escritor fala sobre a situação da Terra, analisando os períodos e debatendo, e apontando as consequências causadas por nós. 
  Não sou espírita e este foi o primeiro livro espírita que leio. Confesso que estava pensando que a leitura seria diferente, pois pensava que teria várias coisas sobre espíritos, mas o livro é tão leve e não tem nada que seja exagerado ou irreal. Foi bom ler um livro assim, para aprender coisas diferentes, saber como é a religião do outro, até porque conhecimento nunca é demais. 


Gostou? Não esqueça de comentar e compartilhar! 
Beijos e até a próxima! 


 Compre o livro diretamente com o escritor João Leles Martins


 
 Veja abaixo onde adquirir seus livros:





Livros publicados: 


Pedro Pedrinho, o Macaquinho Lindo(Série Cirandinha), Ed.Garcia
A Menina que Conversava com a Joaninha, Ed. Garcia
O Tatu, a Tartaruga e as Melancias, Ed. Garcia
A Angola Tatá e seu Ovo Perdido (Série A Canoa Virou), Ed. Chiado
As Viagens da Angola Armelinda, Ed.Chiado
A Grande Festa e o Reencontro, Ed. Chiado
Totõe e o Pé de Couve, Ed. Chiado
Ana Clara e Sua Amiga Betina, Ed. Chiado
Uma História de União, Ed. Garcia
Uma História de União – Nova Edição, Ed. Chiado
O Cantar da Sariema, Ed. Chiado
Zefinha e o Pé de Couve, Ed. Chiado 
Coronel Tõe Bertolino, Ed. Chiado


© Copyright Gatinha dos Livros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: CRIATIVO DESIGNER.
imagem-logo