Resenha: "Mutações" - Renata Emilly

30 janeiro 2017

   Olá gatinhas e gatinhos!
  Hoje a resenha é do livro Mutações, da parceira Renata Emily.




Mutações - Renata Emily




MUTAÇÕES
Autora: Renata Emily
Editora: Biblioteca 24 horas
Ano: 2016
Páginas: 120

Sinopse


Mutações é, acima de tudo, um intenso  
esforço de empreendimento de uma compreensão cotidiana. Renata Emily se utiliza de recursos diversos para promover este olhar: o humor, a ironia e o lirismo revelam liberdades de escolha,desejos de conquista, ambição desmedida, contradições do sentimento amoroso, tragédias privadas e desgraças públicas, além do universo de verdades, mentiras e segredos expostos e escondidos sob o empate entre opressores e oprimidos. O poder da escrita de Renata Emily aponta uma esperança para todo aquele que soletra o caos e a desordem nas páginas de Mutações. O sentimento está longe de desvelar um happy ending, porém acalenta a sensibilidade de qualquer um que crê em um mundo melhor. O livro que surge em suas mãos é o retrato de nossas fraquezas primitivas, de nossas ambições tacanhas e medíocres, de nossas qualidades inegáveis e inquestionáveis. Algumas passagens talvez não irão nos agradar, outras possivelmente nos surpreenderão, mas jamais podemos dizer que o reflexo que se faz em cada página não é o nosso. Por isso, dê início à leitura desta obra e siga ao encontro das mutações poéticas do cotidiano.

Resenha


Mutação é o nome dado para o efeito ou ação de mudaralterar ou transformar algo; uma metamorfose ou evolução.
 Mutações é um livro com vários pequenos contos, sendo divididos entre poemas e micronarrativas. Um livro curto, mas grandioso de conteúdo, e que faz jus ao título. Descreve a vida cotidiana de forma que não havíamos pensado daquele modo. Há vários acontecimentos de forma engraçada, reflexiva, irônica, que nos coloca para pensar a forma que vivemos e a situação da sociedade. Fala com diversidade e sem preconceito.   
 Nele há criticas sobre sociedade, o padrão de vida imposto pela sociedade, nossas ambições, vida amorosa, convívio em sociedade e problemas sociais.  Tudo de maneira muito sutil, que não expõe o posicionamento da escritora, mas que dá para entendermos "o recado".

Alienação política conveniente

Protegido pelo seu cargo blindado contra qualquer suspeita - aquelas manifestações vistas pela tv não lhe diziam nada.




O que achei do livro

  Se você quer ler um livro que a leitura seja rápida, sem "enrolação", que te faça distrair,  então recomendo Mutações. Também recomendo o livro para quem estiver sofrendo de "ressaca literária", pois a leitura é tão leve, e a forma que ele é escrito nos faz querer saber o que nos espera a cada página.
  Renata Emily, conseguiu fazer nascer poesia de lugares que diríamos impossível, de uma forma incrível, com elementos simples, usando coisas comuns do cotidiano, como nossas sensações, nossas ambições, e dando uma outra perspectiva, e também a forma que a escritora usa para escrever, alternando com a linguagem culta e formal. Renata, não apenas soube escrever o livro, como também soube colocar sentimento e sensibilidade, soube criar e reinventar. 
 Por fim, é um livro que pode ler em um dia e a leitura é satisfatória, nos faz refletir e  também divertir.


Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses. 
Rubem Alves.


As melhores frases do livro Mutações serão postadas em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/gatinhadoslivros/).


Para adquirir o livro: 

Para adquirir o livro, compre pela Editora Biblioteca 24h www.biblioteca24horas.com.br ou pela Livraria Das Marés . Boa Leitura! 

Não deixe de curtir a página do livro no Facebook: Mutações





© Copyright Gatinha dos Livros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: CRIATIVO DESIGNER.
imagem-logo