Resenha: "Enarê e seu amigo Trovão-Forte" - João Leles Martins

23 agosto 2017

   Olá, gatinhas e gatinhos! 
  
  A resenha de hoje é do livro "Enarê e seu amigo Trovão-Forte", do escritor parceiro João Leles Martins. 
  Venha conferir sobre este lindo livro que conta a história de duas tribos rivais.


"Enarê e seu amigo Trovão-Forte"




Enarê e seu Amigo Trovão-forte



Sinopse - por Kátia Eli Pereira

A doçura e a leveza desta história farão os leitores se apaixonarem. Contudo,  a mensagem contida nas páginas ricamente ilustradas trarão uma grande e rica lição. E não poderia ser diferente se tratando do querido escritor, cuja alma criativa cria mais um meio de ensinar uma parcela tão preciosa de nossa sociedade: As crianças. Para conseguir tocá-las com tanta sabedoria escolheu como tema, o perdão e, como cenário, a mata incluindo todos os seus habitantes, bem como, os primeiros habitantes desta porção do planeta que muitas riquezas e ensinamentos nos deixaram... Refiro-me à população indígena para qual temos grande dívida moral!
Na trama, recebemos informações a respeito de antiga contenda que resultou na inimizade de dois povos tão próximos e semelhantes no que se refere a costumes e tradições. O fato é que um simples desentendimento desencadeou uma rivalidade que perdurou décadas. Mas, como tudo nesse mundo tem  solução, o nascimento de uma linda indiazinha já fadada a trazer muitas alegrias para sua tribo, colocou fim a uma era de rivalidades. O seu grande coraçãozinho semeou a paz esquecida e preparou o campo para um novo e mais feliz período para os integrantes dos dois grupos.
Encantadora história que nasceu de outro encanto em forma de pessoa: O autor.
Os leitores são presenteados com mais esta obra direcionada a um publico ávido por grandes novidades.


Resenha 



 O livro conta a história de Enarê, um indiazinha que nasceu em uma tribo distante. O pajé viu que o futuro dela seria lindo.  
 O tempo passou, e já com seis anos, Enarê saía para divertir. Ela brincava todo dia perto do rio, onde fez amizade com os peixes e com a capivara que lá ficava.
  Um certo dia enquanto ela brincava com a capivara, viu um menino acenando para ela, como não dava para eles se falarem por estarem longe, começaram a se comunicar com acenos. Todo dia ela ia ver ele, porém um dia ele não estava lá e ela ficou triste.
  Enarê, estava lá em mais um dia observando, até que ele com mais um garoto que ela não conhecia, estavam indo até lá em uma canoa. O nome dele era Trovão-Forte. Trovão-Forte levou presentes para ela, e Enarê plantou em sua aldeia. No outro encontro, ela deu alguns presentes também.
   Um dia ela contou à ele que seu cachorro havia machucado, Trovão-Forte disse para Enarê que era para levar o seu cachorro em sua aldeia, onde uma curandeira o curou. Na tribo de Trovão-Forte havia uma mulher que não andava, então ele levou para a tribo da Enarê, onde o pajé a curou.
  O pai de Trovão-Forte disse que a tribo dele é inimiga da tribo da Enarê. A tribo de Enarê descobriu que as coisas que eles haviam ganhado era da tribo rival, então resolveram fazer uma reunião para saber se ia ter paz ou guerra.

   A decisão e o desenrolar da reunião você confere no livro. 


O que achei do livro

  Acho que sou suspeita para falar que gostei deste livro, pois simplesmente amo todos que leio do escritor João Leles Martins. 
  O livro me encantou pelo enredo e o tema central. A mensagem que o livro nos mostra é de profunda reflexão e sabedoria, além de trazer ensinamentos sobre o perdão, e um final lindo.

 O livro é bilíngue (português/espanhol), com ilustrações lindas, assim como a diagramação do livro, e as folhas são de excelente qualidade. 
  No final possui um questionário com perguntas sobre o livro, o que dá para ler e depois refletir e responder o questionário, e o que é também muito interessante para trabalhar em sala de aula. 




 Para adquirir:

© Copyright Gatinha dos Livros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: CRIATIVO DESIGNER.
imagem-logo