Resenha: "Lavínia e a Árvore dos Tempos" - Lucinei M. Campos

01 setembro 2017

   Olá, gatinhas e gatinhos! 
   Hoje a resenha é de um livro muito especial, que é capaz de nos levar para outro mundo. 

    Venha comigo conhecer a Vina e embarcar nas aventuras junto com o Léo e Lourivaldo! 



Lavínia e a Árvore dos Tempos - Lucinei M. Campos


Sinopse

Se você se visse cercado por seres nunca vistos antes, como uma fada homem rabugenta, 
que carrega uma peixeira e detesta humanos? Aconteceu com Lavínia, uma menina de nove, quase dez anos, um pouco diferente das meninas de sua idade que teve sua vida transformada, ao receber uma fada distinta a qualquer criatura mágica conhecida. Laus detestava seres humanos, e por esta razão, teria de cumprir pena ao seu lado por todos os males feitos contra os mesmos. O que seria um presente para a menina era um castigo para ele, que para entrar no nosso mundo teve que tocar seu dedo num livro que o transformaria em um típico morador da região escolhida. Mas, por engano, tocou num lugar bem oposto à terra da menina. Assim, seu nome, sua varinha, suas roupas, se modificaram completamente. Laus passou a ser Lorivaldo, e sua varinha, uma peixeira.
Juntos, vão desvendar os segredos da imponente Árvore dos Tempos, que dá pergaminhos no lugar de frutos, e onde surgem nomes de pessoas importantes para a história da humanidade. O que pode revelar traços de coisas misteriosas e em comuns que há entre os dois e o mundo dos quais pertencem.


Resenha






 "Use a magia, mas nunca se esqueça que mais forte que a força visível aos olhos, é aquela invisível às mentes fracas e escassas de esperança."


 Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos. Ela não tem amigos, exceto o Léo, seu vizinho que vai passar todas as tardes juntos, porém ele estuda em outra escola. Em sua escola, Lavínia vive sendo perseguida pelos colegas, onde tem as panelinhas dos valentões, marrentinhas, esportistas e nerds, e Lavínia não se encaixa em nenhuma dessas. No recreio, ela se isola de todos e tem seu lugar escondido, para ficar livre dos valentões e das marrentinhas. 

 Enquanto isso no mundo mágico das fadas, Laus, uma fada homem (isso mesmo, fada homem!), rabugenta e que odeia os humanos, está sendo julgado pelos seus terríveis atos, sua sentença é passar um ano sendo a fada responsável de um humano. 

  Laus, veio para nosso mundo. Aqui, ele teve que mudar seu nome, e se tornaria um típico habitante da região que fosse escolhida através do Regionário. A região norte do Brasil é a que foi escolhida para representar, e agora Laus se transforma em Lourivaldo, um homem tipicamente nordestino. Sua varinha se transformou em uma peixeira, seu sotaque era nordestino. 

  Lourivaldo, será a fada protetora de Lavínia, ela não entende ao certo o motivo de estar sendo protegida. Ele sempre odiando os humanos, e tratando Lavínia com ignorância,  terá o desafio de protegê-la pois seu nome apareceu na Árvore dos Tempos, e ela corre risco de cair em mãos terríveis.


O que achei do livro

  Faz tempo que eu queria ler um livro assim, que fosse capaz de fazer viajar e esquecer do mundo ao redor. Este livro me trouxe uma sensação muito boa e me prendeu do início ao fim. 
  O livro é bem escrito, fácil de ler, fluido e encantador. A narrativa (terceira pessoa), nos aproxima muito dos personagens, principalmente de Lavínia, as vezes eu também sentia triste quando ela ficava e sentia as emoções que ela sentia. O mais encantador é a forma que Lavínia, que ainda é criança, parece ser tão adulta, e já compreender tantas coisas. Outra coisa interessante foi a forma como também aparece personagens do folclore brasileiro.

 A diagramação é perfeita,
 as letras são de tamanho excelente, as páginas amareladas e de boa qualidade, e no lateral de cada página há um facão e o galho da Árvore dos Tempos.  

  Este não é apenas um livro para adolescentes ou crianças, não pense isso por causa da capa ou título, ou pelos personagens principais serem crianças. É um livro para todas as idades e que possui muito ensinamentos, reflexões sobre bullying, convivência na escola, amizades... E possui um enredo incrível, ou melhor, mágico! 

O livro tem a continuação que é "Lavínia e a Magia Proibida" 

Para adquirir:  


Lavínia e Árvore dos Tempos e Lavínia e a Magia Proibida:

 Diretamente com o autor, nas redes sociais

 Na livraria virtual Sanfer Livros

 Em livrarias do estado do Rio

 Leitura, no Rio de Janeiro (ParkShopping, Shopping Nova América,

Shopping Américas, Shopping Bangu, Shopping Metropolitano)

 Gutenberg, em São Gançalo (Partage Shopping)

 Itatiaia, em Duque de Caxias (Shopping Grande Rio)


 Café com Letras, em Nilópolis (Centro)


Neste link você conhece um pouco do escritor e também seus outros livros https://gatinhadoslivros.blogspot.com.br/2017/02/parceria-lucinei-m-campos.html


© Copyright Gatinha dos Livros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: CRIATIVO DESIGNER.
imagem-logo